Laboratório de Difração de Raios X

Departamento de Química
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Universidade Federal de Ouro Preto

Docente Responsável: Profa. Dra. Kisla Prislen Félix Siqueira (kisla@iceb.ufop.br)

O laboratório de difração de raios X está equipado com um difratômetro Shimadzu modelo XRD-6000, com monocromador de grafite e filtro de níquel. A radiação utilizada é Fe-Kα (λ = 1,93604 Ǻ). O equipamento é utilizado para determinação de fases cristalinas em amostras sólidas.

Requisitos para Análise

1. Usuários internos (alunos e professores da instituição): devem preencher o Formulário de Requisição de Análise, que será apresentado no laboratório com autorização e assinatura do coordenador do projeto e do coordenador do laboratório.
  2. Usuários externos: devem consultar previamente o coordenador do laboratório.
  3. Número de amostras: O número de amostras que será atendido por pedido é de 10 amostras. Caso o interessado tenha uma demanda superior a 10 amostras, as demais amostras serão atendidas em uma nova requisição.
  4. Responsabilidade do usuário:
i.Registro das amostras no laboratório, que deve ser agendado com o responsável.
ii. Entregar as amostras devidamente pulverizadas e identificadas.

Formulário para Requisição de Análise38 KB